Xi Jinping visita Brasil na próxima semana para cúpula do G20
O presidente da China, Xi Jinping, confirmou visita ao Brasil e ao Peru na próxima semana para participar de eventos internacionais: a cúpula de líderes do G20 no Rio de Janeiro e o fórum Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Lima. O anúncio foi feito pelo governo chinês no início de novembro, segundo informações da Agência France-Presse (AFP).
De acordo com a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, Xi Jinping estará em Lima entre os dias 13 e 17 de novembro, onde participará da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da Apec e fará uma visita de Estado. Já no Brasil, sua presença está confirmada entre os dias 17 e 21 para a cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro.
A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com o comércio bilateral atingindo mais de US$ 180 bilhões em 2023. Entre os principais produtos exportados para o Brasil estão semicondutores, telefones e produtos farmacêuticos. A visita reforça os laços econômicos e diplomáticos entre os dois países.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem buscado fortalecer as relações com a China, ao mesmo tempo em que tenta estreitar laços com os Estados Unidos. Ambos os países, Brasil e China, têm se posicionado como possíveis mediadores no conflito na Ucrânia, optando por não impor sanções contra a Rússia.
A recente visita do vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, foi interpretada como um passo para que o Brasil integre a Iniciativa do Cinturão e Rota, um grande projeto de infraestrutura liderado pela China para expandir sua presença internacional. O Peru, assim como outros países sul-americanos, já aderiu à iniciativa, demonstrando a crescente influência chinesa na região.