RJ: Estudantes criam projeto de empreendedorismo para refugiados e comunidades
O desejo de ajudar o próximo, aliado ao empreendedorismo, é a semente do projeto Social Tank RJ, criado em 2023 pelos jovens Peter Siemsen, Max Schaimberg e Yasmin Castilho, atualmente no terceiro ano do ensino médio, com idades entre 17 e 18 anos.
O objetivo é desenvolver e investir em negócios de pequenos empreendedores e imigrantes que decidiram escolher o Brasil como novo lar, tendo a educação como pilar fundamental para aprimorar a sociedade e melhorar as condições de vida e de trabalho para a grande parcela de classe menos favorecida da cidade do Rio de Janeiro.
“No verão de 2022 fiz um curso de empreendedorismo e liderança na faculdade norte-americana de Georgetown. Lá eu descobri minha paixão pelo empreendedorismo e seu potencial para mudança social, o que serviu como motivação e base para fundar a Social Tank RJ”, diz Peter Siemsen, um dos fundadores do projeto.
Por meio de palestras de profissionais de marketing digital e negócios, entre outros, os participantes do projeto aprendem técnicas que auxiliam seus negócios e contribuem para aumentar a renda destes pequenos empreendedores. A ideia é juntar a paixão por economia e finanças e compartilhar o conhecimento adquirido de pesquisa e vivência com pessoas que têm essa veia empreendedora, mas não possuem conhecimento.
“O objetivo é que eles tenham a capacidade de desenvolver suas empresas e, desta forma, também consigam contribuir com a sociedade ao seu redor, gerando mais emprego e oferecendo seu negócio”, explica Yasmin.
O fotógrafo venezuelano Samuel participou da primeira edição do Social Tank Day – um dia de palestras e mentorias lideradas por profissionais do Direito, Marketing Digital e Negócios, direcionadas para pequenos empreendedores. Durante o evento, alguns dos microempreendedores são selecionados para fazer parte do Social Tank RJ.
“Conheci o Social Tank através do site. Vi que realmente era muito profissional e tive interesse em saber mais. Participei das palestras, que me ensinaram muito. Ensinaram muita gente também no sentido de que podemos utilizar essas ferramentas tanto no negócio como no estilo de vida, ou em casa. Uma coisa específica que aprendi no dia da palestra foram os pontos estratégicos. Foi um gatilho para eu entender que cada oportunidade é um ponto estratégico, tanto na fotografia, quanto na vida pessoal. O social Tank tem esse compromisso com as pessoas e também com profissionais de muitas áreas”, disse.
“Todos temos diversas motivações para criar a social tank, mas eu acho que ver o sorriso das pessoas aprendendo mais e atingindo seus sonhos através do nosso projeto nos faz querer continuar até nos momentos mais difíceis”, diz Yasmin.
Parceria
Recentemente o Social Tank RJ firmou parceria com a ONG Caritas, que busca ajudar refugiados a reconstruírem suas vidas através da inserção no mercado de trabalho, seja como empreendedores ou no mercado formal. Nesta parceria o Social Tank RJ dá suporte, treinamento e recursos para auxiliar as iniciativas de empreendedorismo desses refugiados, formando uma rede de ajuda e cooperação.
Max Schaimberg, o terceiro integrante do Social Tank, tem no histórico familiar o exemplo necessário para que o desejo de ajudar os imigrantes surgisse por meio deste projeto. Seu bisavô chegou ao Brasil vindo da Polônia como refugiado e se tornou empreendedor na construção civil. Agora o jovem trabalha neste projeto como uma forma de honrar a história da família. “O Brasil é um país de imigrantes. Por isso escolhemos também incluir refugiados para dar treinamento e capacitação”.