Passeio guiado pelo circuito da herança africana celebra Consciência Negra no Rio
No próximo dia 30, em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”, o Dannemann Siemsen irá promover, pelo segundo ano consecutivo, um passeio guiado pelo “Circuito da Herança Africana”. Iniciativa do grupo de afinidade Racial, com apoio do Comitê de Diversidade do escritório.
Criado em 2011 por decreto municipal, o tour contempla lugares da memória AfroBrasileira na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.
A região foi apelidada de “Pequena África” pelo sambista Heitor dos Prazeres, devido a intensa presença de descendentes de africanos no Porto carioca.
Entre outros locais, os colaboradores do escritório irão conhecer o Cais do Valongo, nomeado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2017. Através desse Cais, mais de um milhão de africanos desembarcaram forçadamente para uma nova vida nas Américas por meio dos horrores da escravidão.
Neste passeio-aula repleto de fatos históricos e de cultura são evidenciados personagens pouco celebrados em nossa história, como por exemplo André Rebouças, Tia Ciata e Mercedes Baptista, entre outros.
O passeio é conduzido pelos guias da Etnias Turismo, professores/educadores credenciados pelo Ministério do Turismo.