Embraer firma acordos com Marrocos e Holanda no setor aeroespacial e de defesa
Durante o Marrakech Airshow, o governo do Marrocos firmou um memorando de entendimento com a Embraer, visando o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de aviação comercial, defesa e mobilidade aérea urbana. De acordo com o comunicado em conjunto, o acordo reflete o interesse mútuo de fortalecer os laços entre Brasil e Marrocos, promovendo uma “cooperação atlântica” que envolve países do Sul Global. Autoridades marroquinas e executivos da Embraer estavam presentes, incluindo o ministro da indústria e comércio marroquino, Ryad Mezzour, e o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer.
A colaboração tem como meta criar um ecossistema aeroespacial integrado no Marrocos, promovendo inovação e crescimento econômico, além de gerar oportunidades de emprego e capacitação técnica para a população local. Projetos de manutenção, reparo e revisão (MRO) fazem parte dos planos iniciais, além de iniciativas de pesquisa em descarbonização e aviação sustentável.
“Esta colaboração não apenas destaca a força do ecossistema marroquino, mas também nos posiciona como um importante ator no setor aeroespacial global”, afirmou o Ministro Ryad Mezzour, que acredita que a iniciativa irá “acelerar as ambições compartilhadas e promover conquistas inovadoras no setor”.
Para Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial, o acordo é uma oportunidade de estabelecer uma parceria sólida no crescente setor aeroespacial do Marrocos. “Particularmente, nos agrada o fato de que nossos novos parceiros em Rabat colocam a mesma ênfase à qualificação e treinamento como nós na Embraer. Esperamos fazer a diferença juntos, expandindo a indústria e maximizando os benefícios para todos.”
O CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, também destacou o potencial de colaboração com a Força Aérea Real Marroquina, ressaltando o cargueiro C-390 como opção estratégica para a frota marroquina. Segundo ele, o suporte ao Marrocos incluiria “treinamento abrangente, manutenção e logística” para atender às necessidades operacionais.
Contrato com a Holanda
A Embraer anunciou nesta semana um novo contrato com a Força Aérea Real da Holanda para o fornecimento de soluções de treinamento para o C-390 Millennium, que já é uma aeronave selecionada por diversas forças aéreas em todo o mundo, incluindo Portugal, Hungria, República Tcheca, Áustria, Coreia do Sul e Brasil.
O pacote inclui um simulador de voo completo, desenvolvido em parceria com a Rheinmetall, e uma estação de instrução para o loadmaster, que utiliza tecnologia avançada para simular condições de voo em ambiente realista. Também será fornecida uma estação de treinamento baseada em computador (CBT), em colaboração com a ETI, para o ensino teórico da aeronave, voltado para pilotos, loadmasters e outros membros da equipe de voo.
“Os novos dispositivos de treinamento fornecidos são um marco significativo em nosso relacionamento de longo prazo com a Força Aérea Real da Holanda. Trabalhando em parceria com a Rheinmetall e a ETI, a Embraer está focada em fornecer as melhores soluções de treinamento da categoria demandadas por nossos clientes. Criamos essas soluções sob medida, cuidando de cada detalhe necessário para a Força Aérea Real da Holanda. Esperamos aprofundar ainda mais o nosso relacionamento nos próximos anos”, afirma Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
A Força Aérea Real da Holanda espera que todas as soluções estejam operacionais até o final de 2026, permitindo que suas equipes obtenham o máximo de preparo em condições extremas e complexas, graças à integração do simulador de voo de nível D e da estação de instrução para o loadmaster (CHST), que oferece visão interna do compartimento de carga e visão externa completa da aeronave.
“Os dispositivos de treinamento do C-390 irão possibilitar preparação e treinamentos de missões em um ambiente muito realista para a Força Aérea Real da Holanda. Em conjunto com a nossa parceira Embraer, estamos comprometidos em oferecer os melhores sistemas e serviços de treinamento para o C-390 nos próximos anos”, avalia Stefan Klaes, Head de Vendas e Sistemas de Aviação da Rheinmetall.
Com uma carga útil máxima de 26 toneladas e capacidade para operar em pistas não pavimentadas, o C-390 Millennium foi projetado para suportar missões desafiadoras, como transporte de carga, equipes e veículos, operações humanitárias, resgate e evacuação médica, reabastecimento em voo e combate a incêndios. Desde que entrou em operação, a frota global do C-390 já acumulou mais de 15 mil horas de voo.