Apenas 23% dos brasileiros consideram que empresas cumprem bem as ações de sustentabilidade

Apenas 23% dos brasileiros consideram que empresas cumprem bem as ações de sustentabilidade
Segundo os dados, 34% dos brasileiros afirmam conhecer o termo ESG/Pixabay
Publicado em 18/10/2024 às 17:15

Uma pesquisa, realizada pelo instituto Ipsos Public Affairs & Corporate Reputation Brasil, revela as percepções dos brasileiros em relação ao conceito de ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português). O estudo, chamado ESG 360º, destaca que apenas 23% da população considera que as empresas estão desempenhando bem ou muito bem suas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Segundo os dados, 34% dos brasileiros afirmam conhecer o termo ESG, com a maior parcela de conhecedores concentrada nas classes A e B. No que diz respeito aos três pilares do ESG, as menções ao aspecto ambiental (E) prevalecem sobre os demais (Social e Governança). A pesquisa também mostra que 96% dos brasileiros consideram importante o desenvolvimento sustentável, que envolve o equilíbrio entre crescimento econômico, proteção ambiental e avanços sociais.

Apesar da conscientização sobre a relevância do tema, a pesquisa indica uma percepção geral de que pouco progresso foi feito em ações essenciais para o desenvolvimento sustentável. O combate ao desmatamento foi apontado como uma das áreas com piores resultados. Além disso, os brasileiros têm uma visão cética sobre o desempenho de empresas, cidadãos e governo nesse sentido.

O levantamento também revelou que alguns setores, como os de petróleo e gás, automotivo e mineração, são vistos negativamente em termos de sua contribuição ao desenvolvimento sustentável. Outro dado relevante é que 56% dos brasileiros acreditam que há pouca informação disponível sobre iniciativas de sustentabilidade das empresas, reforçando a necessidade de maior transparência.

No que se refere ao consumo sustentável, 38% dos entrevistados dizem estar dispostos a pagar mais por produtos que promovam o desenvolvimento sustentável, enquanto 31% discordam e 30% mantêm-se neutros. Além disso, 41% dos brasileiros se identificam com o conceito de “consumidor responsável”, especialmente nas classes mais altas, como a classe A, onde o índice chega a 53%.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.