Gol negocia redução de dívida tributária em acordo internacional

Gol negocia redução de dívida tributária em acordo internacional
Essa transação estabelece um precedente importante para outras empresas brasileiras com passivos tributários elevados e que operam em mercados internacionais/Gol
Publicado em 14/01/2025 às 11:00

Da redação de LexLegal

A Gol Linhas Aéreas concluiu um acordo inédito para reestruturar suas dívidas fiscais, previdenciárias e não previdenciárias, que somavam cerca de R$ 5,5 bilhões. A negociação envolveu a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e contou com o suporte do escritório MJ Alves Burle e Viana Advogados.

O diferencial desse acordo é que ele é a primeira transação tributária no Brasil a ser alinhada à legislação americana, especificamente ao Capítulo 11 da Lei de Recuperação Judicial dos Estados Unidos. Esse procedimento foi essencial para a Gol, que possui dívidas e operações internacionais, além de ser listada em bolsa no mercado norte-americano.

“Foi a primeira renegociação tributária brasileira acordada com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e submetida ao Capítulo 11 dos EUA”, explica Marcos Joaquim Gonçalves Alves, sócio fundador do MJ Alves Burle e Viana Advogados.

Redução

O acordo reduziu o valor total das dívidas da Gol para aproximadamente R$ 1,6 bilhão, um desconto obtido por meio de:

  • Parcelamento do saldo devedor em condições facilitadas.
  • Descontos em multas, juros e encargos financeiros.
  • Utilização de créditos tributários, como prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), para abater parte do débito.

Essas condições tornam o acordo vantajoso para a Gol, permitindo que a companhia aérea ajuste suas finanças e se concentre em sua recuperação econômica.

Assessoria jurídica

O MJ Alves Burle e Viana Advogados auxiliou a Gol a lidar com a complexidade das leis tributárias brasileiras e internacionais. A equipe responsável incluiu os sócios Marcos Joaquim Gonçalves AlvesAlan Viana e Oswaldo Othon de Pontes Saraiva Neto, que elaboraram estratégias para alinhar os interesses da empresa com as exigências legais dos órgãos brasileiros e dos Estados Unidos.

Essa transação estabelece um precedente importante para outras empresas brasileiras com passivos tributários elevados e que operam em mercados internacionais. A redução da dívida da Gol também ressalta o papel do governo brasileiro em adotar medidas que conciliem a arrecadação fiscal com a recuperação financeira de grandes empresas, promovendo maior sustentabilidade no setor empresarial.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.