Filial digital – oportunidade de expansão de negócios

Filial digital – oportunidade de expansão de negócios
Uma filial digital é a extensão da sua expertise no ambiente online/Pixabay
Publicado em 18/01/2025 às 19:13

Merielly Basilio*

Compartilho com você uma convicção que carrego: a importância de ter uma filial digital para o sucesso de qualquer empresa. Mas, antes de te apresentar o meu conceito de filial digital preciso esclarecer o que é matriz e o que é uma filial. Então vamos lá:

No conceito tradicional a matriz é a sede principal de uma empresa, onde se concentram as decisões estratégicas, a administração central e as operações principais. Já a filial é uma extensão da matriz, operando em um local diferente, mas sob a direção e controle da matriz. A filial executa atividades da empresa, mas não toma decisões estratégicas independentes. Em resumo: a matriz comanda, a filial executa. Apresentado esse conceito agora o que vem a ser a “ filial digital”?

Uma filial digital é a extensão da sua expertise no ambiente online. É a oportunidade de levar seu conhecimento, produto ou serviço para o mercado digital, alcançando novos públicos e expandindo suas possibilidades. Ou seja, a matriz, você/seu conhecimento e negócio no off line, comanda e direciona sua filial digital, ou seja, seu negócio on line baseado no conhecimento ou expertise.

Observamos um movimento crescente de profissionais e empresas migrando para o digital. Aqui vou falar um pouco mais sobre o viés de filial digital de conhecimento.Muitos buscam criar cursos ou mentorias online para gerar novas receitas, mas é fundamental compreender que a presença digital deve ser encarada como uma estratégia completa de negócio.

É preciso, antes de tudo, entender a diferença entre marketing digital e mercado digital. Enquanto o primeiro se refere às ações para promover sua marca online, o segundo representa o amplo ambiente onde todas essas ações acontecem.

E quais as vantagens de investir em uma filial digital?

  • Custos reduzidos: a manutenção de um negócio online é consideravelmente menor em comparação a uma estrutura física.
  • Ampliação de público: o alcance da sua marca e mensagem se torna exponencial.
  • Geração de novas receitas e oportunidades: a oferta de produtos e serviços online, em conjunto com estratégias de marketing, abre portas para novas fontes de receita e consolidação da marca.

Mas por que o mercado digital é tão importante? Dados do portal DataReportal reforçam essa necessidade:

  • 86,6% da população brasileira utiliza a internet.
  • O tempo médio de navegação diária é de 9 horas e 13 minutos por usuário.
  • 94,5% dos usuários realizam buscas online mensalmente.
  • 60,9% buscam informações sobre marcas e produtos nas redes sociais.

Com base nesses números, fica clara a importância de se posicionar no mercado digital.

Mas como, na prática, aplicar o conceito de filial digital?

Um dentista experiente, por exemplo, pode compartilhar seu conhecimento online por meio de cursos ou consultorias. Com isso, ele gera novas receitas, consolida sua autoridade no mercado e, mais importante, contribui para o crescimento da área como um todo. Seus alunos, com seus novos conhecimentos, também alcançarão melhores resultados, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento no mercado.

As possibilidades são inúmeras, independentemente da área de atuação. Se você ainda não explorou o potencial do mercado digital, está na hora de criar sua filial digital e expandir seus horizontes!

E aí, pronto para criar sua filial digital e expandir seus negócios?

*Meriely Basilio é empresária digital e fundadora da Blessed Negócios Digitais. 

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.