Copilot: Cinco dicas para melhorar seu prompt de inteligência artificial e conseguir melhores resultados
O uso da IA no dia a dia traz muitos benefícios na execução de tarefas no dia a dia. Seja no PC, celular ou navegador, é possível obter dicas e sugestões para tarefas domésticas, como uma receita ou dica de organização, ou no trabalho, para vencer um bloqueio criativo ou ajudar a construir apresentações e e-mails. Seja qual for o seu objetivo, é fundamental escrever um bom prompt com as orientações adequadas para obter os melhores resultados da solução de IA.
Para ajudar a ter melhores resultados com o Copilot, reunimos cinco dicas sobre como começar e aprimorar um prompt de acordo com as suas necessidades. Confira:
1 – Comece do básico
Em primeiro lugar, prompts nada mais são do que instruções ou perguntas usadas para dizer ao Copilot o que se deseja. Pense como se estivesse passando uma orientação para um colega de trabalho, um amigo ou um desconhecido: quanto mais clareza e detalhes, melhor. É possível dividir um prompt em quatro partes:
- Meta: O que você deseja do Copilot?
- Contexto: Por que você precisa disso e quem está envolvido?
- Expectativas: Como o Copilot deve responder para melhor atender à sua solicitação?
- Fonte: Quais informações ou amostras você deseja que o Copilot use?
2 – Inclua detalhes
Embora os elementos básicos tendam a entregar um sucesso inicial na jornada de IA, a inclusão de detalhes pertinentes no seu prompt melhorará a qualidade das respostas. Por isso, considere incluir um contexto, explicar como o Copilot deve responder para atender à sua solicitação e qualquer fonte de informações específica que ele deve usar (como um arquivo ou mensagens de e-mail). Veja um exemplo de como um prompt pode ser melhorado:
- Prompt 1: Escreva um texto sobre práticas sustentáveis na agricultura.
- Prompt aprimorado: Crie um texto de 1500 palavras para um público geral interessado em sustentabilidade, concentrando-se no significado e nos benefícios das práticas sustentáveis da agricultura, como agricultura orgânica. Inclua exemplos do mundo real, tecnologias inovadoras e insights de fontes confiáveis. Conclua com uma reflexão sobre a importância dessas práticas e uma chamada para que o conjunto da sociedade as adote.
Criar uma persona é uma outra forma de melhorar o prompt para o Copilot. Por exemplo, “Você é um engenheiro civil e precisa fazer uma apresentação sobre fundações de construções, escreva um artigo […]” ou “Aja como um criador de conteúdo sobre moda e estilo de vida, cria uma legenda para uma foto […]”. Isso ajuda a Inteligência Artificial a ajustar o tom de fala adequado ao perfil desejado de emissor da mensagem.
3 – Aprimore a estrutura do seu prompt
Embora as ferramentas de IA tenham uma grande capacidade de entender linguagem natural, a ordem em que os elementos aparecem em um prompt é um fator importante para melhorar os resultados. . Experimente diferentes pedidos para entender o impacto. Se quiser que o Copilot use arquivos ou fontes específicas, coloque essas informações por último. Por exemplo:
- Prompt 1 (instrução-contexto-exemplo): Crie um texto descrevendo os benefícios da meditação. A meditação é uma prática que existe há séculos e é conhecida por reduzir o estresse. Por exemplo, a meditação mindfulness mostrou efeitos positivos na saúde mental.
- Prompt aprimorado (contexto-exemplo-instrução): A meditação é uma prática que existe há séculos e é conhecida por reduzir o estresse. A meditação mindfulness, por exemplo, tem demonstrado efeitos positivos na saúde mental. Diante disso, crie uma postagem para blog descrevendo os benefícios da meditação.
4 – Mantenha a conversa em curso e faça iterações
A interação do usuário com o Copilot se dá na forma de chat, como se estivesse conversando com uma outra pessoa por texto ou voz (em breve). Por isso, considere que o primeiro resultado não necessariamente é a resposta final da ferramenta. Caso não esteja satisfeito com os resultados, revise o prompt e tente novamente.
Uma forma de melhorar os resultados anteriores pelo Copilot é ler a resposta obtida anteriormente, observar elementos ausentes ou que precisam ser aprimorados e solicitar no prompt a seguir. É possível, por exemplo, pedir mais exemplos, que a ferramenta inclua ou exclua uma informação, adapte a linguagem para um determinado público, entre outras coisas. Caso você não esteja satisfeito, basta clicar em “Iniciar novo chat” para começar uma conversa do zero e tentar novamente.
5 – Utilize os exemplos disponíveis
Seja no Copilot gratuito ou no Business Chat para empresas, a ferramenta de IA da Microsoft traz diversos exemplos de como é possível começar um prompt. Com eles, é viável dar um “pontapé inicial” na sua busca ou atividade e usar as dicas anteriores para melhorar, refinar ou expandir os resultados de acordo com a sua necessidade.
Dica extra: Revise e verifique os resultados
Seja qual for o seu objetivo inicial e o resultado obtido, é importante sempre revisar e verificar as respostas obtidas pelo Copilot ou qualquer outra ferramenta de IA Generativa. Confira as fontes das informações apontadas pelo Copilot no final da resposta e cheque se o conteúdo está correto, neutro e na linguagem adotada. Na dúvida, lembre-se: a palavra final é sempre a sua.
O Copilot foi criado com o objetivo de colocar o humano no centro e ajudá-lo a expandir a sua criatividade e produtividade de forma simples e sem esforço. É por isso que a ferramenta está presente nos aplicativos e plataformas que as pessoas usam no dia a dia: Windows, Android, iOS e web por meio do copilot.microsoft.com. Além disso, os usuários domésticos podem assinar o Copilot Pro para ter acesso à ferramenta nos aplicativos do Microsoft 365 e acesso antecipado aos novos recursos de IA.