Aneel aciona bandeira amarela e conta de luz terá aumento em maio

Aneel aciona bandeira amarela e conta de luz terá aumento em maio
Redução das chuvas eleva custo da energia e impacta consumidores/Joédson Alves/Agência Brasil
Publicado em 25/04/2026 às 17:00

Da Redação de LexLegal

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária de maio será amarela, o que resultará em aumento nas contas de luz para consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). A mudança ocorre após meses seguidos com bandeira verde, sem cobrança adicional.

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada diante da diminuição das chuvas no período de transição entre as estações chuvosa e seca. Esse cenário reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.

Leia também: Lixo em condomínio: quem pode fiscalizar e quais são os limites legais?

“Em consequência, os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos”, explicou a agência reguladora.

Desde janeiro, o sistema operava com bandeira verde, situação que indicava condições favoráveis de geração de energia e reservatórios com níveis considerados satisfatórios.

Sistema de bandeiras indica custo da geração

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel com o objetivo de indicar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica no país. O modelo utiliza cores para demonstrar as condições do sistema e o impacto direto na conta de luz.

As bandeiras refletem o custo da energia gerada no Sistema Interligado Nacional, responsável pelo fornecimento para residências, comércios e indústrias em grande parte do território brasileiro.

Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) analisa as condições do sistema e define a estratégia de geração mais adequada para atender à demanda. Com base nessas projeções, são calculados os custos adicionais que podem ser repassados aos consumidores.

Quando a bandeira verde é aplicada, não há acréscimo na conta. Já nas bandeiras amarela ou vermelha, há cobrança adicional conforme o consumo de energia.

Entenda os valores adicionais nas bandeiras

Com a definição da bandeira amarela para maio, passa a valer acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatt-hora consumidos.

Além da bandeira amarela, o sistema prevê outros níveis tarifários com custos mais elevados. Na bandeira vermelha, patamar 1, o acréscimo é de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora consumidos.

No patamar 2 da bandeira vermelha, considerado o cenário mais oneroso, o acréscimo chega a R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

Veja também: ANS começa a regular cartões de desconto em saúde

A adoção da bandeira amarela indica um período de maior custo para geração de energia, mas ainda distante dos cenários mais críticos representados pelas bandeiras vermelhas.

O monitoramento constante das condições climáticas e dos reservatórios continuará sendo determinante para a definição das próximas bandeiras tarifárias e para o impacto direto nas contas de luz dos consumidores.

SÃO PAULO WEATHER