Argentina analisa extradição de brasileiros envolvidos em tentativa de golpe

Argentina analisa extradição de brasileiros envolvidos em tentativa de golpe
Ministra de Relações Exteriores, Diana Mondino, em Brasília.
Publicado em 18/10/2024 às 15:31

O governo argentino confirmou que está revisando o pedido de extradição de cidadãos brasileiros envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A requisição foi encaminhada pelo Itamaraty após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a extradição de 63 brasileiros que estão foragidos em território argentino.

O porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni, informou que a administração do presidente Javier Milei recebeu a solicitação, mas ainda não há um prazo estipulado para que o governo argentino responda formalmente ao Brasil.

Os brasileiros incluídos no pedido de extradição estão sob investigação no âmbito da Operação Lesa Pátria. De acordo com o levantamento da Polícia Federal, esses suspeitos deixaram o Brasil sem passar pelos controles oficiais, cruzando a fronteira a pé ou escondidos em veículos. Estima-se que cerca de 180 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos do ano passado estejam foragidas em países como Uruguai, Paraguai, além da própria Argentina.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.