Legal influencer: Uma nova forma de desenvolver negócios no mercado jurídico

Legal influencer: Uma nova forma de desenvolver negócios no mercado jurídico
Legal influencers são advogados, juristas e outros profissionais do Direito que utilizam plataformas digitais e redes sociais para compartilhar conhecimento jurídico de forma acessível e atrativa/Pixabay
Publicado em 31/10/2024 às 13:26

Katsuren Machado*

No mercado jurídico atual, marcado por transformações digitais e novas formas de comunicação, a figura do “legal influencer” surge como uma poderosa ferramenta para advogados e escritórios que desejam se destacar e expandir seu alcance. Mais do que um hype, os influenciadores jurídicos representam uma evolução na maneira como o Direito se posiciona no ambiente digital.

O que é um legal influencer?

Legal influencers são advogados, juristas e outros profissionais do Direito que utilizam plataformas digitais e redes sociais para compartilhar conhecimento jurídico de forma acessível e atrativa. Por meio de vídeos, artigos e posts, esses profissionais assumem um papel de comunicador e explicam conceitos jurídicos, comentam julgamentos de impacto e analisam mudanças legislativas, com uma linguagem que se aproxima ao cotidiano das pessoas.

Para escritórios de advocacia, adotar essa abordagem vai além do conhecido marketing, trata-se de construir autoridade e credibilidade. Em um cenário onde as fake news proliferam, a autenticidade de um profissional que atua como “porta-voz” institucional pode ser um diferencial competitivo, gerando confiança e conexão direta com o público. Afinal, pessoas se conectam com pessoas.

Ao abordar temas como questões contratuais, direitos trabalhistas, violência de gênero, e proteção de dados, por exemplo, a interação educativa além de informar, também empodera os indivíduos a tomarem decisões mais conscientes, ampliando o impacto do Direito na vida diária.

Vale mencionar que esses profissionais conseguem criar um diálogo mais direto com a audiência, respondendo a dúvidas e gerando discussões relevantes, o que fortalece o vínculo entre o escritório e seus clientes potenciais, criando uma relação de confiança que dificilmente seria alcançada por meio de métodos tradicionais de marketing jurídico.

De acordo com o relatório, “The 2024 Influencer Marketing Report ”, quase metade dos consumidores (49%) fazem compras diárias, semanais ou mensais motivados por influenciadores.

O que o mercado jurídico pode aprender (guardadas as devidas proporções) para construir novas formas de interagir, criar comunidades e desenvolver parcerias colaborativas com seus stakeholders?

Estratégia 5.0 para advogados e organizações jurídicas

O Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo, contando com 150 milhões de usuários, cerca de 70% da população. Para advogados e escritórios, os benefícios de se tornarem ou colaborarem com Legal Influencers são diversos:

  • Branding: Um influenciador jurídico bem-sucedido ajuda a moldar a imagem do escritório no mercado, fortalecendo sua marca e destacando seus valores.
  • Diferenciação: Ao se posicionar como referência em determinado nicho, o advogado ou escritório aumenta sua visibilidade e é reconhecido como especialista.
  • Relacionamento: Legal influencers conseguem humanizar a comunicação jurídica, tornando-se mais acessíveis e criando um elo emocional com a audiência.

Um aspecto crucial para os Legal influencers é a responsabilidade ética na comunicação. A disseminação de informação precisa ser feita com cuidado para evitar interpretações equivocadas e garantir que o público esteja recebendo a mensagem correta.

Uma nova fronteira para o legal business (marketing) development

O mercado de influenciadores digitais está em plena expansão. Um relatório do Goldman Sachs estimou que, até 2027, esse mercado deve movimentar US$ 500 bilhões , dobrando suas atuais dimensões. Assim como empresas de outros segmentos, o mercado jurídico pode utilizar o poder das redes sociais, respeitando os limites éticos e se conectar com o público de maneira mais autêntica e estratégica.

Investir tempo e recursos nesse novo formato de comunicação pode ser a chave para transformar a presença de um escritório no mercado, agregando valor, construindo branding e captando novas oportunidades.

As pessoas buscam espelhamento e reconhecimento e é através disso que esta alavanca ganha força. Um bom exemplo de empresa que adota com maestria tais estratégias é a Natura que possui parcerias com influenciadores diversos para cada nova campanha se adaptando a contextos, públicos e momentos da marca, conectando mensagens às suas causas e valores.

Uma pesquisa recente da B3  mostrou que cerca de 75% das pessoas iniciaram seus investimentos com base em informações de canais do YouTube e influenciadores.

Essa jornada requer planejamento e dedicação, mas os resultados — como observado em outros mercados — fazem dessa estratégia um caminho interessante para advogados e escritórios que desejam se destacar.

*Katsuren Machado é advogada especialista em Inovação e Experiência do Cliente, com expertise em comunicação, construção de relacionamentos e business design para desenvolvimento de projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado jurídico. Colaboradora do FenalawLab.

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