Demarest Advogados assessora Quadrivio na aquisição da MIR – Medical International Research
Da redação de LexLegal
O escritório Demarest Advogados atuou como assessor jurídico da empresa italiana de private equity Quadrivio, por meio de seu Silver Economy Fund, na aquisição de 100% das ações da MIR – Medical International Research, uma das líderes globais no setor de espirometria. A transação foi concluída entre 23 de dezembro de 2024 e 28 de janeiro de 2025, com um valor superior a US$ 5 milhões.
A operação contou com a coordenação do escritório italiano Chiomenti, além da colaboração de Pedersoli Gattai, Gatti Pavesi Bianchi Ludovici e o escritório francês GIDE. As ações da MIR foram adquiridas dos antigos acionistas: Aksia SGR S.p.A., Overseas Industries, Giovanni Carlino, o fundador Siro Brugnoli e outros membros da gestão da empresa.
O negócio foi concluído pelo Silver Economy Fund com o apoio de um grupo de co-investidores, incluindo a Turenne Santé (por meio de seu novo fundo Capital Santé 3), Eurazeo (através do fundo Nov Santé Actions Non Cotées), BNP Paribas BNL Equity Investments S.p.A., Entheos S.A.S. e Muzinich & Co.
O private equity é um modelo de investimento que consiste na aquisição de participações em empresas privadas(não listadas na bolsa de valores) com o objetivo de impulsionar seu crescimento, melhorar a gestão e, futuramente, vender essas participações com lucro. Esse tipo de fundo costuma focar em negócios com grande potencial de expansão, promovendo desde melhorias operacionais até estratégias de internacionalização. O Silver Economy Fund, por exemplo, investe em empresas que oferecem soluções inovadoras para o público sênior, um mercado em rápido crescimento devido ao envelhecimento populacional global.
A MIR – Medical International Research é uma empresa de destaque no segmento de espirometria, tecnologia fundamental para o diagnóstico de doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e fibrose pulmonar. A espirometria é um exame simples e não invasivo que mede a capacidade dos pulmões, avaliando o fluxo de ar durante a inspiração e expiração. O aumento da demanda por diagnósticos respiratórios, especialmente após a pandemia de Covid-19, impulsionou o crescimento do setor globalmente.
O mercado de dispositivos médicos para monitoramento da função pulmonar está em expansão, impulsionado por fatores como o envelhecimento da população, o aumento de doenças respiratórias crônicas e o avanço da telemedicina. A aquisição da MIR reflete essa tendência, demonstrando o interesse de investidores em empresas com forte presença em nichos estratégicos da saúde.
Equipe do Demarest Advogados
O time do Demarest foi liderado pela sócia Luciana Tornovsky, com o apoio dos sócios Daniel O. Andreoli, Débora Sejtman Gartner e Renan Sona. A equipe contou ainda com a participação dos associados Beatriz Marino, Felipe Herszkowicz, João Godoy, Monique Guzzo, Pedro Galani Vasconcelos, Raphael Póvoas, Roberta Helena Ramires Chiminazzo e Thais Borges Peixoto.
Essa operação reforça o papel do Demarest no cenário de fusões e aquisições internacionais (M&A), destacando sua expertise em transações complexas nos setores de saúde e tecnologia, além da capacidade de atuar em operações multijurisdicionais com diferentes players globais.
Outras notícias do Demarest:
Demarest faz ações para conscientizar a importância e cuidado com a saúde física e mental
Demarest Advogados assessora DaVita na aquisição da Clínica Renal em Manaus
Demarest anuncia nova sócia em prática transacional